Sobre nós
Com 27 anos de acolhimento e luta pelos direitos das mulheres no Tocantins, a Casa 8 de Março é referência por sua atuação pioneira no apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Fundada em um momento simbólico, quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos completava 50 anos, a Casa 8 de Março surgiu como resposta à urgência de acolher e defender mulheres em situação de vulnerabilidade social no recém-criado Estado do Tocantins. Em 8 de março de 1998, foi fundada a organização que transformaria a realidade de muitas mulheres tocantinenses.
Em 2000, foi formalizada a Encamto - Entidade Casa da Mulher no Tocantins, com estatuto próprio e CNPJ, firmando-se como uma Organização da Sociedade Civil (OSC) com a missão de promover e defender os direitos das mulheres. Seus primeiros projetos “Em Busca da Noite”, voltado a mulheres em situação de prostituição, e “ATHENA”, com acolhimento de vítimas de violência, marcaram o início de uma trajetória voltada à escuta ativa, empoderamento e formação.
Ao longo dos anos, a Casa ampliou seu alcance e atuação. Passou a incluir em sua agenda o trabalho doméstico, a reciclagem de materiais com mulheres catadoras, a realidade das mulheres vivendo com HIV, usuárias de drogas, encarceradas e em processo de ressocialização. A metodologia de educação popular feminista e redução de danos se consolidou como eixo central da atuação da entidade. A sustentabilidade sempre foi um valor presente: brechós, sebos e a comercialização de materiais recicláveis ajudaram a manter financeiramente os projetos da Casa.
Com quase três décadas de história, a Casa 8 de Março se tornou referência no Tocantins e no Brasil. Recebeu importantes reconhecimentos, como o Prêmio Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, o Prêmio Cidadania Mundial, além de premiações estaduais e menções honrosas.
Hoje, suas ações seguem ativas e continuam agindo como promotoras dos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais de mulheres em situação de vulnerabilidade, refletindo o compromisso inabalável com a vida, a dignidade e os direitos das mulheres.

Acreditamos que todas as mulheres podem se unir em sororidade e solidariedade, reivindicar seus direitos e transformar o mundo ao seu redor.
Nossa missão
A Casa 8 de Março tem como missão promover, defender e garantir os direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade social no Tocantins, por meio do acolhimento, da escuta ativa, da formação cidadã e do fortalecimento de sua autonomia. Com base na educação popular feminista, na sororidade e na redução de danos, atua na transformação de realidades marcadas por desigualdades, violências e exclusões. Seu compromisso é com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária, onde todas as mulheres tenham seus direitos respeitados, suas vozes ouvidas e suas vidas protegidas com dignidade.


Nossa visão
Construir uma sociedade onde mulheres em vulnerabilidade tenham seus direitos garantidos e suas vidas valorizadas.
.png)






